domingo, 13 de maio de 2012

Fortalecimento


Olá girls!

Mil desculpas pela minha ausência, mas nessa última semana recebi a visita do meu sogro e decidi deixar o blog de lado a fim de não fazer posts meia boca. Tivemos dias maravilhosos, ensolarados e de muitos passeios. No dia 6 de maio eu e o meu sogro completamos a meia maratona de Vancouver e o Luciano, meu noivo, completou a maratona. Todos estão bem satisfeitos e contentes. A prova é linda, linda e de uma organização de tirar o chapéu. Adoramos!



Hoje o meu post será dedicado àquelas que praticam a corrida, mas que não dão muita importância aos exercícios de fortalecimento para os membros inferiores. Todo treino aeróbico deve ser aliado à musculação. Se você começou a correr e sentiu seu joelho, panturrilha ou canela, provavelmente (não sempre) o seu treino de musculação não está certo. Isso não quer dizer que sempre que sofrer uma lesão, a causa será a falta ou mal feita musculação, mas muitas vezes é.

Conforme o site O2 por minuto, o fortalecimento dos membros inferiores para um corredor é de suma importância. Isso porque a musculação, para o atleta que utiliza com freqüência as pernas, ajuda no aumento da estabilidade articular e na redução no desequilíbrio de forças nos grupamentos musculares, o que gera uma redução na probabilidade de aparecerem lesões.

“Esses exercícios tem a função principal de aumentar a massa muscular e prevenir lesões, fortalecendo os músculos. Eles servem também para economizar a energia do atleta, pois o desenvolvimento muscular ajuda o atleta a suportar bem mais a corrida, agüentar mais tempo”, diz Allan David Menache, treinador especialista em treinamento funcional e corrida.

Segundo o treinador Alan Menache alguns dos seus exercícios preferidos para os membros inferiores são:



Agachamento:
O agachamento é um dos exercícios mais completos na academia, já que envolve grande número de músculos e articulações. Por isso, é um dos principais exercícios para quem quer fortalecer os membros inferiores.

“Para uma série de exercícios para o fortalecimento das pernas para a corrida eu começaria com o agachamento. Esse exercício tem diversas variações, como o agachamento com a barra à frente ou com barra atrás, e são muito importantes para um melhor desenvolvimento da musculatura”.

Cadeira Extensora e Cadeira Abdutora
“Após o agachamento, eu indicaria para o atleta a utilização desses dois aparelhos. Primeiro a cadeira extensora, que trabalha principalmente a área do joelho, ajudando no equilíbrio das pernas na hora da corrida. O atleta deve fazer o exercício de forma unilateral ou bilateral, ou seja, treinar as duas pernas juntas ou separadas, dependendo de suas necessidades.”, diz Menache, que completa:

“Já a cadeira abdutora é muito importante para manter a estabilidade dos membros inferiores durante a prática do esporte, e também pode ser feita unilateralmente ou bilateralmente”.

Mesa Flexora
“A mesa flexora é outro aparelho muito importante para o desenvolvimento dos membros inferiores. Ela trabalha os flexores e as articulações do joelho, ajudando também no fortalecimento e, como os outros aparelhos, na prevenção de lesões”.

Fortalecimento da Panturrilha
“Para fortalecer a panturrilha, eu indicaria o exercício em step, ou em algum aparelho da academia, com ou sem sobrecarga, dependendo do atleta. Essa é outra área importante dos membros inferiores e também deve ser exercitada”.

Os exercícios de fortalecimento devem ser feitos de forma a melhorarem o desempenho, por isso, não exagere na hora de treinar e siga sempre as dicas de um treinador ou professor de educação física, para que não venha a sofrer problemas decorrentes dos exercícios feitos de forma incorreta.

Fique atenta a sobrecarga: Corredores que não seguem nenhuma orientação profissional. Muitos carregam uma carga inadequada e acabam forçando a musculatura, o que aumenta o risco de lesão. Isso também prejudica o desempenho, pois a perna fica pesada durante a corrida. Menache completa: “Não deve também haver exagero. Esses tipos de exercício devem ser feitos de duas a três vezes por semana, pois se forem feitos todos os dias haverá sobrecarga”.

Meninas realmente a musculação faz a diferença, desde que estou seguindo o meu treino de fortalecimento direitinho com a ajuda de um profissional, minha canelite não apareceu mais. Então...let’s do It.

Boa semana...Beijos girls

Nathi

Um comentário:

  1. Que bom que voltaste, como sempre super bem escrito e explicativo.
    Adorei.Parabéns!!!
    Bjaum
    Mom

    ResponderExcluir