quarta-feira, 23 de maio de 2012

Running Skirts

Olá!!!

O público feminino aumenta cada vez mais nas corridas de rua, pode-se observar corredoras de vários estilos, porém o que mais tenho visto ultimamente são as corredoras vestindo saias.
Aqui no Canadá, segundo os vendedores de lojas de esportes, o número do público feminino adepto as corridas é muito maior que o masculino. Percebe-se isso de longe, pois ao entrar em uma loja Nike, por exemplo, a variedade de roupas para esse público é bem maior que para o masculino.
Como venho observando essa preferência pelas sainhas, ou não ( ou ame ou odeie né!?), encontrei um artigo no site da revista Runners World, mostrando a linha do tempo das running skirts.


Grécia Antiga:
A lendária caçadora Atlanta da Grécia antiga, talvez foi a primeira corredora a vestir saias durante a corrida. Se recusava a casar com algum homem que perdesse para ela em alguma corrida.


Agosto 1445
As filhas solteiras  dos pastores correram de saia na primeira corrida dos pastores em uma cidade da Alemanha, a qual ocorre até hoje.

Julho 1870
Maria Martha Maun e Julia Monroe, de Cleveland, Ohio, competiram em uma corrida enquanto usavam  vestidos brancos. Monroe ganhou 50 dólares.

Novembro 1961
Júlia Chase corre o Manchester Road Race (Connecticut) em um vestido. Ela termina em 128 lugar (não oficial) em meio a 157 homens.

Abril 1973
A corredora feminina Kathrine Switzer completou a Maratona de Boston em uma "túnica vermelha de nylon para dança".

Novembro 1993
Pamela Kezios vestiu um collant branco e saia branca para seu casamento com Thomas Young na marca de oito quilômetros da Maratona de Nova York.


Setembro 2004
Nicole DeBoom venceu o Ironman Wisconsin em 10:05:40 vestindo uma saia protótipo que ela desenvolveu.

Junho 2007
De saia Beverly Anderson-Abbs venceu a women's masters division of the 100-mile Western States Endurance Run.

As minhas preferidas, que acho fofíssimas são as da Lululemon, que já comentei aqui no blog.


A marca que está fazendo o maior sucesso nos EUA  é a Running Skirts, criada por duas irmãs gêmeas corredoras.
www.runningskirts.com




Nike:












Adidas:









Eu já aderi a moda.
E você o que acha?

Até mais...
Beijos girls

Nathi

domingo, 13 de maio de 2012

Fortalecimento


Olá girls!

Mil desculpas pela minha ausência, mas nessa última semana recebi a visita do meu sogro e decidi deixar o blog de lado a fim de não fazer posts meia boca. Tivemos dias maravilhosos, ensolarados e de muitos passeios. No dia 6 de maio eu e o meu sogro completamos a meia maratona de Vancouver e o Luciano, meu noivo, completou a maratona. Todos estão bem satisfeitos e contentes. A prova é linda, linda e de uma organização de tirar o chapéu. Adoramos!



Hoje o meu post será dedicado àquelas que praticam a corrida, mas que não dão muita importância aos exercícios de fortalecimento para os membros inferiores. Todo treino aeróbico deve ser aliado à musculação. Se você começou a correr e sentiu seu joelho, panturrilha ou canela, provavelmente (não sempre) o seu treino de musculação não está certo. Isso não quer dizer que sempre que sofrer uma lesão, a causa será a falta ou mal feita musculação, mas muitas vezes é.

Conforme o site O2 por minuto, o fortalecimento dos membros inferiores para um corredor é de suma importância. Isso porque a musculação, para o atleta que utiliza com freqüência as pernas, ajuda no aumento da estabilidade articular e na redução no desequilíbrio de forças nos grupamentos musculares, o que gera uma redução na probabilidade de aparecerem lesões.

“Esses exercícios tem a função principal de aumentar a massa muscular e prevenir lesões, fortalecendo os músculos. Eles servem também para economizar a energia do atleta, pois o desenvolvimento muscular ajuda o atleta a suportar bem mais a corrida, agüentar mais tempo”, diz Allan David Menache, treinador especialista em treinamento funcional e corrida.

Segundo o treinador Alan Menache alguns dos seus exercícios preferidos para os membros inferiores são:



Agachamento:
O agachamento é um dos exercícios mais completos na academia, já que envolve grande número de músculos e articulações. Por isso, é um dos principais exercícios para quem quer fortalecer os membros inferiores.

“Para uma série de exercícios para o fortalecimento das pernas para a corrida eu começaria com o agachamento. Esse exercício tem diversas variações, como o agachamento com a barra à frente ou com barra atrás, e são muito importantes para um melhor desenvolvimento da musculatura”.

Cadeira Extensora e Cadeira Abdutora
“Após o agachamento, eu indicaria para o atleta a utilização desses dois aparelhos. Primeiro a cadeira extensora, que trabalha principalmente a área do joelho, ajudando no equilíbrio das pernas na hora da corrida. O atleta deve fazer o exercício de forma unilateral ou bilateral, ou seja, treinar as duas pernas juntas ou separadas, dependendo de suas necessidades.”, diz Menache, que completa:

“Já a cadeira abdutora é muito importante para manter a estabilidade dos membros inferiores durante a prática do esporte, e também pode ser feita unilateralmente ou bilateralmente”.

Mesa Flexora
“A mesa flexora é outro aparelho muito importante para o desenvolvimento dos membros inferiores. Ela trabalha os flexores e as articulações do joelho, ajudando também no fortalecimento e, como os outros aparelhos, na prevenção de lesões”.

Fortalecimento da Panturrilha
“Para fortalecer a panturrilha, eu indicaria o exercício em step, ou em algum aparelho da academia, com ou sem sobrecarga, dependendo do atleta. Essa é outra área importante dos membros inferiores e também deve ser exercitada”.

Os exercícios de fortalecimento devem ser feitos de forma a melhorarem o desempenho, por isso, não exagere na hora de treinar e siga sempre as dicas de um treinador ou professor de educação física, para que não venha a sofrer problemas decorrentes dos exercícios feitos de forma incorreta.

Fique atenta a sobrecarga: Corredores que não seguem nenhuma orientação profissional. Muitos carregam uma carga inadequada e acabam forçando a musculatura, o que aumenta o risco de lesão. Isso também prejudica o desempenho, pois a perna fica pesada durante a corrida. Menache completa: “Não deve também haver exagero. Esses tipos de exercício devem ser feitos de duas a três vezes por semana, pois se forem feitos todos os dias haverá sobrecarga”.

Meninas realmente a musculação faz a diferença, desde que estou seguindo o meu treino de fortalecimento direitinho com a ajuda de um profissional, minha canelite não apareceu mais. Então...let’s do It.

Boa semana...Beijos girls

Nathi